sábado, 25 de maio de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA DEVER DE TODOS E PREFEITO DE NITERÓI SAI NA FRENTE.


  

 SEGURANÇA PÚBLICA DEVER DE TODOS E PREFEITO DE NITERÓI SAI NA FRENTE.

Em reunião, comandante promete intensificar combate à violência a partir de junho e, no ano que vem, cidade vai ganhar centro de monitoramento com 400 câmeras


Niterói vai receber o reforço de mais 680 PMs até o início de junho. O anúncio foi feito na terça-feira durante reunião entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro, o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel André Luiz Belloni e o diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil, delegado Fernando Reis.
Destes 680 policiais que vão reforçar a segurança em Niterói, 100 homens do Batalhão de Choque já estão patrulhando a cidade, sendo que 40 deles vão atuar em motocicletas. A partir de 3 de junho o município vai receber 200 PMs recém-formados, que serão incorporados ao 12º BPM. Além disso, Niterói vai contar também com a presença de 180 policiais que aderiram ao RAS (Regime Adicional de Serviço) e 200 do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança).
Durante a reunião, o prefeito Rodrigo Neves anunciou ainda que, a partir do ano que vem, Niterói vai ganhar um centro de monitoramento e controle, com 400 câmeras que vão vigiar toda a cidade.
Segundo ele, 150 vão monitorar o trânsito e 250 serão usadas para a segurança pública. Ele disse que viaja hoje para Brasília, onde conversará com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, sobre esse programa de monitoramento e fiscalização que será implantado na cidade.
Várias frentes contra a violência- Na reunião, o prefeito apresentou ações já implementadas pela administração municipal na área de segurança pública. Uma delas foi a criação do Gabinete de Gestão Integrada que foi criado em janeiro com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Outra medida foi a implantação da Patrulha Escolar em que guardas-municipais estão realizando a segurança nas escolas.

Rodrigo Neves falou também sobre a renovação com o Estado do convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) que representou um aumento de 25% no efetivo do programa em Niterói.
O prefeito ainda comentou sobre a implantação do RAS (Regime Adicional de Serviço) para a Guarda Municipal de Niterói, que fez de Niterói o primeiro município fluminense a criar esse programa. “Gostaria de ressaltar mais uma vez essa união dos três níveis do governo que tem sido muito importante para o enfrentamento dos problemas. Quando os governantes se desentendem, um fica colocando a culpa no outro, as coisas não acontecem. Essa união na área de segurança pública, baseada em critérios objetivos e técnicos, vai trazer resultados muito importantes e vai devolver a Niterói a tranquilidade que, nos anos recentes, a cidade perdeu”, disse.
Medida emergencial- Rodrigo Neves ainda afirmou que o reforço no policiamento é uma medida emergencial de enfrentamento à violência na cidade. Ele destacou a integração da administração municipal com o governo estadual na área de segurança pública. De acordo com o prefeito, a criminalidade não terá vez em Niterói.

“Estamos superando em Niterói a fase onde o prefeito colocava a culpados problemas de segurança no governo do estado e, por outro lado, não fazia nada, não tomava a iniciativa de nada no sentido de melhorar a segurança pública da cidade. Hoje, nossa equipe trabalha integrada com o governo estadual para devolver a tranquilidade aos cidadãos de Niterói. Não vamos ter qualquer tipo de tolerância com a criminalidade. Não vamos aceitar qualquer tipo de ação intimidatória de criminosos. Aqui vai ter ordem, enfrentamento à violência”,salientou.
Além do reforço no policiamento, Niterói vai contar com um trabalho de monitoramento feito pela Polícia Civil de repressão a roubos de veículos. O delegado Fernando Reis, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada da Polícia Civil, afirmou que equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) atuarão em conjunto com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), inclusive em comboios, para dificultar a circulação dos responsáveis por essa modalidade de delito. Essa ação já teve resultados e culminou, na noite da última segunda-feira, com a prisão de três suspeitos de roubos a veículos, sendo dois adolescentes.
O prefeito citou ainda outras ações importantes na área de segurança que vão acontecer nos próximos meses, ambas frutos de parcerias entre a Prefeitura e o governo estadual. Uma delas é a inauguração da Delegacia Legal da 81ª DP, em Itaipu, na Região Oceânica, prevista para o início de julho. A outra é a construção de uma Delegacia de Homicídios, com efetivo 100 policiais civis, e a nova sede da Guarda Municipal de Niterói, no terreno onde funcionava o antigo 4º GCAM (Grupo de Companhias de Administração Militar), no Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO A POSTAR SEU COMENTÁRIO MEU AMIGO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RECURSO DE DEFESA OPERACIONAL

O Recurso de Defesa Operacional foi elaborado por profissionais da área de segurança pública, que são lutadores profissionais de MMA (Mixed Martial Arts), e preencheram uma lacuna entre o conhecimento de uma arte marcial e a aplicabilidade profissional. Com a evolução social e o advento da grande divulgação dos combates de mistos de artes marciais, os profissionais da área de segurança (pública ou privada) cada vez mais ganhavam resistência nas suas ações de controle pessoal, que muitas vezes eram sobrepujadas, por agressores, lutadores ou aventureiros, que ganhavam confiança nas investidas contra os agentes, por muitas vezes aprendiam suas técnicas em simples vídeos colhidos na internet. Daí a necessidade da integração dessas duas áreas profissionais, fornecendo aos agentes um recurso de defesa contra novas investidas e a utilização de “técnicas” como agressão.

Com todos os quadros apresentando uma necessidade de capacitação do profissional de segurança, para sua própria proteção, é que foi criado o recurso, tomando-se em conta as experiências vivenciadas pelos agentes no dia a dia e suas especificidades. O RDO foi criado com o intuito de auxiliar os agentes de segurança no exercício de suas funções, onde a necessidade de intervenção por parte do agente determine a imobilização ou condução de um agressor. As intervenções devem sempre observar três aspectos: Prioridade, Necessidade e Responsabilidade, no primeiro o agente avalia o motivo pelo qual estará executando a sua ação e quais as diretrizes a serem adotadas para o evento, no segundo o agente é obrigado a utilizar as técnicas e os meios necessários e apropriados para garantir a integridade de suas funções e o terceiro é onde o agente explora todo o profissionalismo que lhe cabe, controlando emoções, visando uma melhor execução das técnicas e garantindo os direitos de todos os envolvidos no evento.

O Guarda Municipal e Mestre de Capoeira o Sr. Antônio Augusto de Olinda Santos o juntamente com o Policial Militar e Mestre de Luta Livre o Sr. André Gustavo Félix Fernandes, também lutadores profissionais conhecidos no mundo da luta como "Garra" e "Mau-Mau", através dos seus vastos conhecimentos na área operacional e nas artes marciais, desenvolveram inicialmente grandes trabalhos, na capacitação dos profissionais da área de segurança pública, tanto na Guarda Municipal, quanto na Polícia militar do Rio de Janeiro respectivamente. O objetivo desse dois foi alcançado e com a união com outros profissionais, que também viram a necessidade do agente de segurança, aprender a se proteger mesmo sem o uso de armamento, o RDO foi criado e esse trabalho vem sendo realizados em várias esferas de atuação policial, respeitando sempre o sigilo dos treinamentos.