quarta-feira, 22 de maio de 2013

22/05/13

Niterói apresenta projeto de integração ao legado olímpico e garante recursos para a Guarda Municipal em Brasília

Prefeito Rodrigo Neves se reúne com ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com secretária Nacional de Segurança, Regina Miki, e consegue apoio para investimentos

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e seu o vice, Axel Grael, estiveram nesta quarta-feira (22.5), em Brasília, em busca de apoio e investimentos para a cidade.

O primeiro encontro do dia foi com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Rodrigo, Axel, o secretario municipal de Esporte, Marcelo Ferreira, e os atletas olímpicos Torben Grael e Bruno Bezerra, apresentaram ao ministro o plano de integração de Niterói à Olimpíada do Rio de Janeiro.
 
Entre os principais pontos da proposta estão a transformação do estádio Caio Martins numa moderna arena multiuso, que atenda todas as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando o local apto a servir de área de treinamento e preparação de delegações estrangeiras para o evento esportivo de 2016.

Além da modernização do Caio Martins, Rodrigo Neves solicitou apoio de Rebelo para realizar obras estruturantes na área esportiva, aumentando o leque de opções de acomodação e aclimatação de atletas na preparação para a competição e também para a recepção de turistas. O vice-prefeito falou, ainda, dos planos de sediar a semana olímpica de vela, o pré-olímpico.

Rodrigo Neves explicou ao ministro a importância do projeto para a cidade. "Esse projeto é extremamente importante para que Niterói se integre ao legado olímpico do Rio de Janeiro. Nossa cidade é a que oferece as melhores condições, entre todas da Região Metropolitana, para recepcionar atletas e turistas antes e durante os jogos. Com o apoio do Ministério do Esporte, temos certeza que essa proposta se tornará realidade" avalia o prefeito.
 
Rebelo manifestou apoio às propostas e prometeu todo o respaldo necessário ao projeto niteroiense, que já fora apresentado ao presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

"Se tivermos no Rio a opção de fazer de Niterói um polo, uma alternativa para eventos estrangeiros e de formação e alto rendimento, acredito ser bastante viável. A cidade é tão antiga quanto o Rio, tem um ótimo nome, é terra de Araribóia, um herói indígena, e tem belos monumentos. Niterói tem história própria, independente, com presença muito singular na história do país e precisa ser valorizada. Um equipamento desses corresponde ao que a cidade representa. É plenamente compatível ", disse o ministro.
 
Após o encontro com Rebelo, o prefeito se reuniu com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, no Ministério da Justiça, para tratar de parcerias entre o governo federal e o município nesta área. Na reunião, o prefeito acertou a visita da secretaria à cidade para o lançamento nacional do programa "Crack, é possível vencer", no próximo dia 10 de junho.
 
A Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública vão ganhar, no segundo semestre, cinco veículos e uma base móvel com câmeras e sistema de monitoramento para auxiliar o trabalho dos agentes. A Guarda Municipal de Niterói também vai receber pistolas elétricas (não letais) e equipamentos, num total de R$ 2 milhões, fornecidos pela Secretaria Nacional de Segurança.
 
O prefeito conversou ainda com Regina sobre o centro de Comando Integrado da Segurança Pública com 250 câmeras de monitoramento.

"Haverá uma integração muito efetiva entre a prefeitura de Niterói e Secretaria Nacional de Segurança e o estado nas ações de segurança" comemorou Rodrigo Neves.
 
Regina Miki ressaltou a necessidade de uma atuação conjunta de todos os níveis de governo.

"O prefeito é peça fundamental nesse processo de enfrentamento à violência e na implantação bem-sucedida desses projetos de combate ao crack e do centro de comando de segurança. Daremos todo o apoio aos projetos. Com a participação integrada das esferas municipal, estadual e federal, tenho certeza que vamos vencer o crack e a criminalidade", afirmou a secretária.


Publicado em http://adf.ly/PP6tw 
 
Só uma ponte nos separa porém, entretanto, todavia, contudo o que nos parace é que estamos do outro lado da Terra em relação ao pensamento de Niterói. Só praticando muito e com afinco a resilência aqui no Rio de Janeiro.
Subinspetor S. Santos - GMRIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO A POSTAR SEU COMENTÁRIO MEU AMIGO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RECURSO DE DEFESA OPERACIONAL

O Recurso de Defesa Operacional foi elaborado por profissionais da área de segurança pública, que são lutadores profissionais de MMA (Mixed Martial Arts), e preencheram uma lacuna entre o conhecimento de uma arte marcial e a aplicabilidade profissional. Com a evolução social e o advento da grande divulgação dos combates de mistos de artes marciais, os profissionais da área de segurança (pública ou privada) cada vez mais ganhavam resistência nas suas ações de controle pessoal, que muitas vezes eram sobrepujadas, por agressores, lutadores ou aventureiros, que ganhavam confiança nas investidas contra os agentes, por muitas vezes aprendiam suas técnicas em simples vídeos colhidos na internet. Daí a necessidade da integração dessas duas áreas profissionais, fornecendo aos agentes um recurso de defesa contra novas investidas e a utilização de “técnicas” como agressão.

Com todos os quadros apresentando uma necessidade de capacitação do profissional de segurança, para sua própria proteção, é que foi criado o recurso, tomando-se em conta as experiências vivenciadas pelos agentes no dia a dia e suas especificidades. O RDO foi criado com o intuito de auxiliar os agentes de segurança no exercício de suas funções, onde a necessidade de intervenção por parte do agente determine a imobilização ou condução de um agressor. As intervenções devem sempre observar três aspectos: Prioridade, Necessidade e Responsabilidade, no primeiro o agente avalia o motivo pelo qual estará executando a sua ação e quais as diretrizes a serem adotadas para o evento, no segundo o agente é obrigado a utilizar as técnicas e os meios necessários e apropriados para garantir a integridade de suas funções e o terceiro é onde o agente explora todo o profissionalismo que lhe cabe, controlando emoções, visando uma melhor execução das técnicas e garantindo os direitos de todos os envolvidos no evento.

O Guarda Municipal e Mestre de Capoeira o Sr. Antônio Augusto de Olinda Santos o juntamente com o Policial Militar e Mestre de Luta Livre o Sr. André Gustavo Félix Fernandes, também lutadores profissionais conhecidos no mundo da luta como "Garra" e "Mau-Mau", através dos seus vastos conhecimentos na área operacional e nas artes marciais, desenvolveram inicialmente grandes trabalhos, na capacitação dos profissionais da área de segurança pública, tanto na Guarda Municipal, quanto na Polícia militar do Rio de Janeiro respectivamente. O objetivo desse dois foi alcançado e com a união com outros profissionais, que também viram a necessidade do agente de segurança, aprender a se proteger mesmo sem o uso de armamento, o RDO foi criado e esse trabalho vem sendo realizados em várias esferas de atuação policial, respeitando sempre o sigilo dos treinamentos.