quinta-feira, 11 de abril de 2013

O QUE É UM GUARDA MUNICIPAL?










Guardas Municipais são humanos (acredite se quiser!) como o resto de nós. Eles vêm em ambos os gêneros, mas na maioria das vezes são do sexo masculino. Eles também vêm em vários tamanhos. Na realidade, depende se você estiver à procura de um deles ou tentando se esconder ou algo deles.

... Guardas Municipais dão palestras, fazem partos e entregam más notícias. Exige-se que eles tenham... a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço - muitas vezes são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal.

O Guarda Municipal é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando porque, oh Deus, foi escolher esta porcaria de trabalho.

Na TV, o Guarda Municipal é um idiota que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, espera-se dele que encontre um menininho loiro, "mais ou menos desta altura", numa multidão de quinhentas mil pessoas e que fica se escondendo da polícia porque seus pais o ensinaram a ter medo como forma de educá-lo.

Na ficção, ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas "eu sei quem foi". Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é "eu não vi absolutamente nada" ou "não quero me envolver".

Quando lhe dá uma ordem dura, para proteger sua vida, ele é grosso. Se ele te soltar com uma palavra gentil, é uma mocinha e merece ser afrontado!!! Para as crianças, ele é um amigo, para outras, um monstro, dependendo do caráter e/ou opinião que têm seus pais a respeito da GCM.

Ele "vira a noite", dobra escalas e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer "epa, este fim de semana é (Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo,...), estou à toa, vamos à praia", estas são as épocas do ano em que eles mais trabalham.

O Guarda Municipal é como aquele menininho que, quando é bom, é muito, muito bom. Mas quando é mau, é abominável. Quando um GCM é bom, dizem que ele "é pago para isso". Quando comete um erro "é um despreparado ou corrupto e isso vale para todos os outros da raça dele".

Quando atira num assaltante, é um herói, exceto quando o assaltante é um parente, amigo ou jovem demais... Pois então mereceria uma segunda chance, quem sabe, para aperfeiçoar sua índole criminosa e destruir a vida (das piores maneiras possíveis) de alguém, ou mesmo de um GCM...

Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, dizem que é ladrão. Se for um carro popular, "quem ele pensa que está enganando?" O crédito dele é bom, o que ajuda bastante porque o salário não é. Guardas Municipais educam muitos filhos, inclusive, os filhos dos outros.

Um GCM vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que qualquer outra pessoa. Como os carteiros, os GCM's têm que estar trabalhando independente das condições do tempo. O uniforme muda de acordo com o clima, mas a maneira de ver a vida permanece a mesma. Na maioria das vezes é entristecida, mas no fundo, esperando um mundo melhor.

Os Guardas Municipais gostam de folgas, férias e café (aquele cafezinho que você a toda hora toma em seu escritório, fábrica ou setor para reanimar, mas que quando vê um GCM tomando em uma padaria, o chama de vagabundo). Eles não gostam de buzinas, brigas familiares, defensores de bandidos e principalmente autores de cartas anônimas. Eles têm sindicatos e cooperativas, mas não direitos de cidadão, entre eles FGTS, cesta básica ou seguro-desemprego, e não podem fazer greve.

Têm que ser imparciais, educados e sempre devem lembrar do slogan "a seu serviço", mas não se lembram de seu baixo salario...

Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo pouco esclarecido diz, "eu pago impostos, portanto pago seu salário", sem saber que o GCM não é isento de impostos... portanto, ele também paga seu próprio salário.

Guardas Municipais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios, e trocar tiros com bandidos (de vez em quando sua viúva ou sua mãe, recebem o elogio!).

Mas algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após atender a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve, "obrigado e que Deus te abençoe".

Encontra-se GCM's em todos os lugares: na terra, no mar, no ar, a cavalo, em viaturas... Independente do fato de "nunca se encontrar nenhum quando se quer um", eles, geralmente, estão por perto quando mais se precisa. A melhor maneira de conseguir um é geralmente usando o telefone numero (153).

A pioneira em segurança pública no Brasil sempre presente e atuante em pról da nação.
Replicado pelo Subinspetor S. Santos - GMRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO A POSTAR SEU COMENTÁRIO MEU AMIGO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RECURSO DE DEFESA OPERACIONAL

O Recurso de Defesa Operacional foi elaborado por profissionais da área de segurança pública, que são lutadores profissionais de MMA (Mixed Martial Arts), e preencheram uma lacuna entre o conhecimento de uma arte marcial e a aplicabilidade profissional. Com a evolução social e o advento da grande divulgação dos combates de mistos de artes marciais, os profissionais da área de segurança (pública ou privada) cada vez mais ganhavam resistência nas suas ações de controle pessoal, que muitas vezes eram sobrepujadas, por agressores, lutadores ou aventureiros, que ganhavam confiança nas investidas contra os agentes, por muitas vezes aprendiam suas técnicas em simples vídeos colhidos na internet. Daí a necessidade da integração dessas duas áreas profissionais, fornecendo aos agentes um recurso de defesa contra novas investidas e a utilização de “técnicas” como agressão.

Com todos os quadros apresentando uma necessidade de capacitação do profissional de segurança, para sua própria proteção, é que foi criado o recurso, tomando-se em conta as experiências vivenciadas pelos agentes no dia a dia e suas especificidades. O RDO foi criado com o intuito de auxiliar os agentes de segurança no exercício de suas funções, onde a necessidade de intervenção por parte do agente determine a imobilização ou condução de um agressor. As intervenções devem sempre observar três aspectos: Prioridade, Necessidade e Responsabilidade, no primeiro o agente avalia o motivo pelo qual estará executando a sua ação e quais as diretrizes a serem adotadas para o evento, no segundo o agente é obrigado a utilizar as técnicas e os meios necessários e apropriados para garantir a integridade de suas funções e o terceiro é onde o agente explora todo o profissionalismo que lhe cabe, controlando emoções, visando uma melhor execução das técnicas e garantindo os direitos de todos os envolvidos no evento.

O Guarda Municipal e Mestre de Capoeira o Sr. Antônio Augusto de Olinda Santos o juntamente com o Policial Militar e Mestre de Luta Livre o Sr. André Gustavo Félix Fernandes, também lutadores profissionais conhecidos no mundo da luta como "Garra" e "Mau-Mau", através dos seus vastos conhecimentos na área operacional e nas artes marciais, desenvolveram inicialmente grandes trabalhos, na capacitação dos profissionais da área de segurança pública, tanto na Guarda Municipal, quanto na Polícia militar do Rio de Janeiro respectivamente. O objetivo desse dois foi alcançado e com a união com outros profissionais, que também viram a necessidade do agente de segurança, aprender a se proteger mesmo sem o uso de armamento, o RDO foi criado e esse trabalho vem sendo realizados em várias esferas de atuação policial, respeitando sempre o sigilo dos treinamentos.